A voz da natureza

8 habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental. Você tem alguma delas?

Para trabalhar na área ambiental, você precisa ter conhecimento e formação técnica. O mercado também exige algumas características específicas. Por isso, neste post, vamos mostrar as habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental.

Quer conferir cada uma delas? Então, acompanhe com muita atenção o nosso artigo e veja se você também se encaixa nesse perfil profissional!

 1. Responsabilidade

Uma das habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental é a responsabilidade. Para evitar que tragédias ambientais aconteçam, o profissional ambiental precisa ser responsável, transparente e íntegro.

É necessário fazer análises minuciosas e entregar relatórios detalhados sobre a atual situação da organização. Qualquer informação não compartilhada pode causar danos irreparáveis à natureza e, ainda, à sociedade.

2. Inteligência emocional

Outra importante característica do profissional que atua na área ambiental é a inteligência emocional. Uma das grandes vantagens de quem possui essa habilidade é que o profissional tem a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

O profissional com essa habilidade também controla os impulsos, canaliza as emoções para situações adequadas e pratica a gratidão com as pessoas, além de outras qualidades que ajudam a encorajar outros indivíduos.

3. Facilidade de interagir com as pessoas

Um dos segredos para ser um grande profissional do meio ambiente é a comunicação. Quem trabalha na área ambiental, precisa se comunicar para passar seus conhecimentos, seus argumentos e suas ideias. Portanto, interaja com as pessoas, pois você estará em constante contato com os clientes e os órgãos ambientais.

4. Disciplina

Essa é uma das habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental. No mundo corporativo, o que tem mais valor é aquele profissional dedicado e disciplinado. Isso acontece porque a empresa só terá bons resultados na redução dos impactos ambientais se o gestor for realmente disciplinado. Dessa forma, ele saberá identificar com precisão o que é importante e o que é fundamental em uma organização em variados contextos e momentos.

5. Organização

O consultor ambiental ou qualquer outro profissional que atua na área do meio ambiente, trabalha diretamente com projetos e leis multidisciplinares. Portanto, ele precisa ser organizado. Isso porque esse profissional deve estar atendo às informações, cumprir suas tarefas dentro dos prazos estipulados e se preocupar com tudo e todos dentro da organização.

Ser organizado e ter responsabilidade com o trabalho, ajuda o profissional ambiental a se posicionar melhor profissionalmente, e isso, dificilmente, colocará a sua credibilidade em jogo.

6. Liderança

Você já deve saber que existem vários tipos de líderes: carismático, autêntico, cuidadoso, o narcisista, o determinado, o adaptador, entre outros. Porém, o que muitos deles não sabem é que a liderança, para ser bem sucedida, precisa ser uma prática natural. No casos dos profissionais da área ambiental, essa característica é muito importante.

Há pessoas, muitos profissionais, líderes e gestores que têm certo receio com os profissionais de Gestão Ambiental, quando propõe novas técnicas para reduzir o impacto da organização. Por isso, esse líder precisa ser determinado e adaptável ao trabalho.

7. Gestão Hábil

Um bom profissional precisa ter uma gestão hábil. Isso significa que ele deve compreender tudo que está a sua volta e conhecer os processos da empresa onde trabalha. É preciso entender seus elementos, suas estratégias, suas atividades e, claro, seu capital humano, para a partir daí poder gerenciar a organização da melhor maneira possível e resolver os problemas com tranquilidade e habilidade.

8. Domínio de tecnologias

É importante que o profissional ambiental saiba dominar as tecnologias. Ele deve entender como funciona um software de gestão, por exemplo. Algumas dessas aplicações são gratuitas para empresas com poucos funcionários e, ter um colaborador que saiba lidar com elas, geram economia para a organização.

Agora que você conhece essas 8 habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental, poderá  escolher melhor em qual área ambiental atuar, não é verdade? Caso ainda não tenha ideia, pense em áreas como consultoria, auditoriaou perícia ambiental e não se esqueça de fazer cursos específicos para cada uma delas! 

Quer ficar ainda mais por dentro da área ambiental? Curta a Biotropica no Youtube, Facebook, Instagram e Linkedin!


Quer aprender um pouco mais sobre a área ambiental? Baixe o Guia Prático do Licenciamento Ambiental!

Compartilhe com seus amigos esse post
8 habilidades mais procuradas nos profissionais da área ambiental. Você tem alguma delas?

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Combo 1
Sem prêmio
Melhor sorte na próxima
Combo 2
Passou perto
Sem prêmio
Combo 3
Está sem sorte
Hoje é seu dia de ganhar um prêmio especial!
Digite seu melhor e-mail e gire a roleta. Esta é sua chance de ganhar WALLPAPERS INCRÍVEIS!
Nossas regras internas:
  • Um jogo por usuário
  • Cheaters serão desqualificados.
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com