A voz da natureza

Avance na área ambiental: 5 dicas arrasadoras para ser um herpetólogo!

A herpetologia é um estudo importante para a humanidade, no qual o herpetólogo estuda os grupos de anfíbios e répteis.

O herpetólogo atua em uma área muito importante do ponto de vista conservacionista, descrevendo novas espécies, analisando padrões ecológicos e impactos ambientais, e do ponto de vista medicinal e econômico, realizando pesquisas com as toxinas produzidas por esses animais, onde muitas substâncias apresentam uso medicinal comprovado.

Mas o que fazer para ser um herpetólogo? Neste artigo, vamos listar 5 dicas arrasadoras para você ser um excelente profissional. Quer aprender com a gente? Então, vamos lá!

O que um estudante de herpetologia aprende na faculdade?

Antes de você conferir as nossas dicas, vamos falar sobre o que um estudante de herpetologia aprende na faculdade. A universidade não ensina a ser herpetólogo. Ela apenas dá uma base geral na disciplina de zoologia de vertebrados, mas o aluno que se identifica com a área deve procurar instituições que têm pesquisadores que possam orientar sobre a herpetologia.

Você pode até procurar essas instituições antes de entrar na faculdade, sabia?  No entanto, caso o estudante faça uma universidade que não tem um orientador na área, é importante procurar parcerias com outras instituições e acompanhar os alunos de mestrado e doutorado de herpetologia para adquirir experiência de campo.

Também é importante ter contato com coleções científicas, aprender a escrever relatórios e fazer pesquisa. Uma boa dica é procurar por artigos na área. Isso ajuda o aluno a se decidir qual linha de pesquisa irá seguir.

Caso o estudante não tenha um bom conhecimento taxonômico e de distribuição geográfica ainda na universidade, o indicado é fazer um mestrado e um doutorado com foco em herpetologia para poder seguir na carreira acadêmica ou atuar na consultoria.

Quais as habilidades você deve ter para trabalhar como herpetólogo?

  • Gostar de estudar;
  • Ser apaixonado por pesquisa;
  • Conhecer a vida dos répteis e anfíbios;
  • Ter facilidade para escrever e interpretar relatórios.    

Como ser um herpetólogo?

1. Seja biólogo

Como biólogo você tem conhecimento sobre répteis e anfíbios, zoologia, conservação da ecologia, fisiologia e comportamento animal. Isso dá uma boa base para ser herpetólogo. No entanto, faça um curso complementar na área de herpetologia.

2. Tenha mestrado ou doutorado em Herpetologia

Caso você tenha vontade de crescer como profissional é importante pensar em um mestrado ou doutorado em herpetologia. Eles darão condições para você ocupar cargos que exigem mais responsabilidade.

3. Faça um curso preparatório

Há vários cursos, inclusive na Internet, que você pode fazer para se tornar um herpetólogo. Procure por empresas como a Biotropica, que oferece o Curso de Herpetologia e é reconhecida no mercado. Invista em capacitação!

4. Tente estágios

Caso você esteja em um curso preparatório, aproveite para encontrar um estágio na área. Você pode entrar em contato com organizações e empresas ou procurar uma vaga junto às faculdades.

5. Participe de conferências e seminários para herpetólogo

Outra importante é participar de conferências e seminários para herpetólogo. Pesquise na internet os locais que terão esses eventos ou busque informações na empresa que oferece o curso e nas faculdades. Lembre-se que quanto mais conhecimento, melhor!

Agora que você já sabe o que fazer para ser um herpetólogo, será mais fácil procurar um bom curso da área, não é mesmo? Não perca tempo! Estude e invista nesta carreira!

Gostou do conteúdo? Curta a página da Biotropica nas mídias sociais: Youtube, Facebook, Instagram, Linkedin Twitter.

Compartilhe com seus amigos esse post
Avance na área ambiental: 5 dicas arrasadoras para ser um herpetólogo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Combo 1
Sem prêmio
Melhor sorte na próxima
Combo 2
Passou perto
Sem prêmio
Combo 3
Está sem sorte
Hoje é seu dia de ganhar um prêmio especial!
Digite seu melhor e-mail e gire a roleta. Esta é sua chance de ganhar WALLPAPERS INCRÍVEIS!
Nossas regras internas:
  • Um jogo por usuário
  • Cheaters serão desqualificados.
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com