Como evitar os temidos carrapatos

Grande parte dos projetos de consultoria ambiental necessitam de dados primários coletados diretamente do campo, que é a área de influência do empreendimento.

Por isso, é muito comum que o consultor ambiental tenha que cruzar grandes áreas de pastagens ou de mato alto em regeneração.

Essas áreas abertas podem funcionar como campos minados de um aracnídeo que eu tenho certeza que é um dos maiores terrores dos consultores ambientais: os carrapatos!

Em especial os micuins, que se aglomeram em “bolos” nas pontas de folhas e ramos de gramíneas e quando você passa por essas folhas pode pegar centenas e até milhares deles.

“Bolo” de micuins em uma folha.

Como eu posso evitar pegar?

Para se proteger desses carrapatos, nós indicamos alguns produtos que usamos aqui na Biotropica.

Um deles é uma solução diluída de 50% água e 50% deltametrina, que é o composto principal do xampu para piolhos “Escabin”. Esta loção pode ser borrifada diretamente nos braços, canela e barriga antes de sair para o campo.

Por cima das botas você pode espirrar um repelente forte como o “Exposis Extrême”.

E se ainda assim eu pegar?

Ao chegar do campo, nós recomendamos que você tome banho com um sabonete de benzoato de benzila e fique ensaboado por 5 minutos antes de se enxaguar.

Se ainda assim você for picado pelos carrapatos (o que costuma acontecer mesmo) você pode usar a pomada “Fenergan” para aliviar a coceira.

Agora que você sabe como evitar os carrapatos, pode ir para campo tranquilo!

Compartilhe com seus amigos esse post

Deixe uma resposta