A voz da natureza

Descubra onde estão as oportunidades na consultoria ambiental!

A área ambiental oferece muitas vagas para os profissionais que estão saindo da faculdade e que querem ingressar no mercado de trabalho. O motivo dessas oportunidades é a crescente necessidade internacional de gerenciamento ambiental. Com isso, várias empresas abrem suas portas, principalmente, para quem busca oportunidades na consultoria ambiental.

No entanto, você que gosta da área do meio ambiente, sabe realmente onde estão as oportunidades na consultoria ambiental? Neste post, vamos falar sobre o assunto. Você também vai descobrir que os serviços ambientais abrangem vários segmentos.

Vamos, ainda, mostrar quais os cargos mais procurados, aonde encontrar as melhores vagas e como conseguir trabalho na área ambiental. Então, ficou curioso em nosso post? Acompanhe com muita atenção a leitura!

Quais os principais segmentos que abrangem os serviços ambientais?

  • Indústria;
  • Comércio;
  • Agricultura;
  • Órgãos Públicos;
  • Terceiro Setor.

Quais os cargos mais procurados?

Biólogos

Os biólogos têm a função de estudar os seres vivos, desenvolver pesquisas nas diversas áreas da biologia, inventariar a biodiversidade e organizar coleções biológicas. Eles também podem fazer o manejo dos recursos naturais, desenvolver as atividades de educação ambiental, realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais.

Engenheiros Ambientais

A atividade está ligada à resolução de  diversos problemas e técnicas como à construção de barragens. Os engenheiros avaliam, por exemplo, se para abrir caminhos é necessário alagar mais ou menos uma região e remover pessoas. O profissional é um dos mais procurados porque ele calcula os prós e contras de qualquer empreendimento.

Gestão

Os profissionais de gestão são aqueles que investigam a região, as pessoas e zelam pela qualidade de vida. São esses especialistas que vão dizer de que maneira uma barragem afetará a dinâmica e a rotina do lugar de quem vive naquela região. Os gestores vão apontar qual é o valor econômico, social e ambiental desta obra e quais serão os seus benefícios.

Gerência de Relações Ecológicas

Esse profissional estabelece a ligação entre as partes. Ele promove a comunicação entre engenheiros, pessoas da sociedade, campanhas, gestores e funcionários. Um exemplo de como esse profissional pode atuar é em uma empresa, que necessita de especialista que convença, oriente, monitore, fiscalize e encaminhe campanhas de sustentabilidade para obter índices corretos e resultados.

Gerência de Ecorrelações

Apesar desse profissional ser incomum no mercado, ele é importante. O gerente de ecorrelações se comunica e trabalha com os consumidores, as agências governamentais para desenvolver e maximizar os programas ecológicos e os grupos ambientais. Geralmente, o profissional é formado em engenharia ou em gestão ambiental. Pode ser bacharelado ou graduação tecnológica em um curso mais curto.

Gestão Ambiental

Já o gestor ambiental tem que saber harmonizar a relação das pessoas com o ambiente e os recursos em termos sociais e econômicos. Ele pode liderar equipes para estudos de impacto ambiental, ajudar em pesquisas científicas e auxiliar nos programas de educação voltados para a reciclagem do lixo ou até mesmo para o uso correto da água.

Onde estão as oportunidades na consultoria ambiental?

O setor industrial é o que mais absorve profissionais da área ambiental. Em seguida, vem o setor de serviços. As oportunidades na consultoria ambiental estão aquecidas. Atualmente, os profissionais recém-formados não têm muita dificuldade de conseguir emprego, já que muitos órgãos e empresas têm se preocupado com a sustentabilidade dos seus processos.

De forma geral, os profissionais que desejam atuar na área ambiental vão encontrar excelentes oportunidades nos setores de economia que lideram com o meio ambiente.

Como conseguir trabalho na área ambiental?

Você já sabe que o setor de serviços ambientais é muito amplo. É que ele abrange todas as atividades e empresas ligadas à produção. Entretanto, não dá para “abraçar o mundo”. O mercado busca por profissionais especializados e o consumidor está à procura de empresas e pessoas que entendem realmente da área ambiental.

Portanto, se você quer conseguir trabalho nesta área, faça cursos específicos, seja um bom profissional, tenha habilidade para resolver os problemas, pois desta maneira terá mais chances de sucesso no seu trabalho e o realizará com eficiência.

Por isso, a dica é focar nos serviços que você mais se destaca, que tem mais habilidade, mais conhecimento ou conhecimento diferenciado dos seus concorrentes. A partir daí você terá uma especialidade bem definida.

Também é importante ficar de olho nas mudanças da área do meio ambiente. O consultor ambiental precisa estar sempre em evolução e atualizado.

Agora que você conhece as oportunidades na consultoria ambiental, que tal se preparar e investir em uma delas? Procure por cursos da área, estude, participe de congressos voltados ao meio ambiente e tenha muito sucesso como profissional!

Quer ficar ainda mais informado sobre a área ambiental? Curta a nossa página no YoutubeFacebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

Quer aprender um pouco mais sobre a área ambiental? Baixe o Guia Prático do Licenciamento Ambiental!

Compartilhe com seus amigos esse post
Descubra onde estão as oportunidades na consultoria ambiental!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Combo 1
Sem prêmio
Melhor sorte na próxima
Combo 2
Passou perto
Sem prêmio
Combo 3
Está sem sorte
Hoje é seu dia de ganhar um prêmio especial!
Digite seu melhor e-mail e gire a roleta. Esta é sua chance de ganhar WALLPAPERS INCRÍVEIS!
Nossas regras internas:
  • Um jogo por usuário
  • Cheaters serão desqualificados.
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com