A voz da natureza

Você sabe a importância da auditoria ambiental? Descubra aqui!

Está sem tempo para ler? Então ouça a matéria aqui


 

As discussões em escala mundial durante a Eco 92 e a Rio+20 difundiram o conceito de sustentabilidade. Adotar atitudes sustentáveis passou a ser o objetivo de muitas empresas. Hoje, as organizações querem agregar valores, condutas e rotinas ecologicamente corretas. Daí a importância da auditoria ambiental.

No entanto, para que você entenda bem o que é auditoria ambiental, preparamos este post. Aqui você também vai conhecer quais os tipos de auditorias que existem para melhorar as práticas organizacionais. Ficou interessado em nosso tema? Então, continue acompanhando o nosso artigo!

O que é auditoria ambiental?

A palavra auditar significa examinar uma determinada atividade com o objetivo de verificar a adequação dos resultados em relação às metas estabelecidas. Auditar também é o mesmo que avaliar a eficácia e a efetividade dos resultados alcançados. No entanto, auditoria ambiental é avaliar os impactos das rotinas, produtos e serviços de uma determinada instituição, de modo que isso garanta a responsabilidade socioambiental do processo.

Qual é o objetivo da auditoria ambiental?

O principal objetivo da auditoria ambiental é avaliar se as organizações cumprem com os requisitos legais e possuem valores de responsabilidade ambiental. A auditoria também analisa se esses valores são aplicados nos processos das organizações, a regularidade das licenças ambientais e os procedimentos internos que são capazes de gerar impactos negativos ao meio ambiente.

Qual é a importância da auditoria ambiental para as empresas?

Quando as empresas adotam boas práticas e cumprem com as leis e as normas ambientais, elas transformam seu investimento em ações chamadas de marketing verde.  É que a preservação ambiental e a sustentabilidade são vistas como um grande valor. Além disso, as companhias que associam seus produtos e serviços a essas ações possuem um grande diferencial.

Portanto, a auditoria ambiental certifica se a empresa atende a legislação e se seu discurso tem fundamento prático, ou seja, se realmente ela faz aquilo que “fala”.

Como são feitas as auditorias ambientais?

As auditorias ambientais são feitas de acordo com a NBR ISO 19011 (Diretrizes para Auditorias de Sistema de Qualidade e/ou Ambiental). Um auditor ambiental investiga se a empresa cumpre as normas e os parâmetros ambientais e avalia o comprometimento e a visão ambiental da instituição. Ele também faz uma avaliação sistemática, periódica, documentada e objetiva da organização.

Quais os tipos de auditorias que existem?

Auditoria de conformidade legal

Tem como principal objetivo avaliar se as práticas da empresa estão de acordo com à legislação ambiental. O procedimento é realizado quando a empresa precisa de licença ambiental ou quando pretende prevenir multas e outras sanções.

Auditoria de sistemas de gestão

Esse tipo de auditoria serve para verificar se a empresa possui todos os requisitos para atender as normas e as exigências ambientais. Ela avalia a conformidade e visa a adequação ou a certificação.

Auditoria de avaliação do desempenho

Verifica todos os indicadores ambientais da empresa, como: consumo de água, geração de resíduos, emissão de poluentes, consumo de energia, entre outros.

Auditoria de descomissionamento

Esse é um tipo de auditoria específica. Ela é realizada apenas quando uma indústria ou empreendimento de alto potencial poluidor é fechado. A importância da auditoria ambiental de descomissionamento é verificar se o local onde a empresa se encontra não apresenta riscos futuros tanto ao meio ambiente quanto à população.

Auditoria da cadeia produtiva

Essa auditoria avalia todos os parceiros e fornecedores que podem trazer riscos para a empresa.

Auditoria de responsabilidade

Nos processos de fusão e aquisição de empresas é comum que se avalie os eventuais passivos ambientais que poderão impactar na operação da organização. Por isso, a auditoria ambiental de responsabilidade é importante, pois além dela avaliar quais são os problemas, é comum precificar ou estimar o valor desses passivos.

Auditoria pós-acidente

Você que tem formação na área do meio ambiente, já sabe que os acidentes ambientais trazem muitos prejuízos às empresas, não é verdade? Por isso, é importante que se investigue no período do pós-acidente as razões que levaram ao desastre ecológico e quais as medidas que devem ser adotadas para prevenir uma nova ocorrência.

Agora que você entende a importância da auditoria ambiental, que tal pensar na possibilidade de atuar na área? Quer uma dica? Invista em cursos de capacitação e seja um profissional diferente no mercado!

Gostou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre a área ambiental? Não perca tempo! Faça agora mesmo a sua inscrição para o 1º Congresso Nacional de Consultoria Ambiental (CONCA). Também não se esqueça de curtir a Biotropica no Facebook e seguir no Instagram!

Compartilhe com seus amigos esse post
Você sabe a importância da auditoria ambiental? Descubra aqui!

Este post tem 2 comentários

  1. O que e melhor: curso de Biologia ou Gestão Ambiental? O que dará mais base?

    1. Olá Carmem, tudo bem? Acreditamos que o curso de Gestão seria o mais indicado nesse caso.
      Abraços, Biotropica Online.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Combo 1
Sem prêmio
Melhor sorte na próxima
Combo 2
Passou perto
Sem prêmio
Combo 3
Está sem sorte
Hoje é seu dia de ganhar um prêmio especial!
Digite seu melhor e-mail e gire a roleta. Esta é sua chance de ganhar WALLPAPERS INCRÍVEIS!
Nossas regras internas:
  • Um jogo por usuário
  • Cheaters serão desqualificados.
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com